LIBRARY

A partir de 1951, projetando a Galeria de Arte na Universidade de Yale (Yale University Art Gallery, New Haven, Connecticut, 1951-1953), foi quando começou a estabelecer um caráter pessoal em sua obra. Foi o primeiro dos três museus de arte que o arquiteto projetou ao longo de sua carreira. A Galeria de Arte da Universidade de Yale é o seu primeiro edifício significativo, onde não aderiu à idéia de “forma segue a função”. Foi projetada como uma ampliação de um edifício já existente, onde a ligação com o antigo edifício é feito através do alinhamento das fachadas. A concepção do edifício foi pensada como um bloco ou uma massa única, com uma construção modular que utiliza materiais aparentes, como o concreto e tijolos que contrasta com o uso do aço e do vidro. A entrada do edifício é de vidro, onde várias peças retangulares formam uma parede de cortina de vidro e tem uma linguagem totalmente oposta à arquitetura existente.

O espaço interno do edifício, foi concebido sem divisões, como uma planta livre para aumentar a flexibilidade, com um núcleo central que contêm as instalações, os elevadores e as escadas (Imagem 9). O teto é de concreto pré- fabricado, formado por uma estrutura tetraédrica com uma armadura especial que expõe luminárias e dutos de ar condicionado . Kahn, impulsionado por tecnologia, usou esses painéis de concreto tetraédricos como lajes que formam tanto o piso de uma sala como o telhado de outra, no piso térreo.

Além do teto com nichos em formas piramidais, Kahn propôs uma escadaria em forma triangular. A escada foi inserida em um volume cilíndrico e se eleva através de uma série de mudanças de direção, também triangulares.
.

Comentários